Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Gestão avalia impactos da estiagem e situação de emergência em Cacique Doble


Publicado em 17/02/2025, Por Assessoria de Imprensa

Município encaminhará a formalização de decreto de emergência, após laudos técnicos que mostram os danos causados pela estiagem

Cacique Doble enfrenta uma grave estiagem, que tem causado impactos severos na produção agrícola e no abastecimento de água em diversas partes do município. Na manhã desta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, foi realizada uma importante reunião na Câmara Municipal de Vereadores para discutir os impactos da estiagem em Cacique Doble e a possibilidade de decretar situação de emergência.

O encontro contou com a presença da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil,

do prefeito Marcio Caprini, do vice-prefeito e responsável pela Secretaria de Obras Alceu Demartini, da primeira-dama e secretária de Assistência Social Juliane Pasinato, da presidente do Legislativo Lenir Nunes, além de representantes da Emater, do Sindicato da Agricultura Familiar, de instituições financeiras, da empresa do setor de grãos de Cacique Doble e dos Bombeiros Voluntários.

O principal objetivo da reunião foi avaliar a necessidade de formalizar o decreto de situação de emergência. Após análise da situação e discussão entre os participantes, ficou definido que o município encaminhará a formalização do decreto, com base nos laudos técnicos que comprovam os danos causados pela estiagem. “Os laudos que recebemos estimam uma perda superior a R$ 20 milhões na agricultura, além de estarmos enfrentando um agravante que é a falta de água para consumo humano”, comenta o prefeito municipal. 

Situação de emergência

Dados levantados apontam perdas irreversíveis na produção de cereais e na pecuária leiteira e de corte. Além disso, a falta de água compromete o abastecimento para os animais e para o consumo humano, principalmente na área indígena. Diante da situação crítica, a administração municipal já vem adotando medidas emergenciais, como abertura e reabertura de fontes de água, além da distribuição de água para consumo humano e animal. “A administração municipal segue monitorando a situação e buscando soluções para minimizar os impactos da seca na população e na economia local”, destaca o prefeito Marcio Caprini.

Foto: Emerson Silva

 



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp